quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

30 Brincadeiras para Chá de Bebê

Já sabemos muito bem que esse negócio de pintar toda a mamãe com batom, fazer pegar aliança na farinha, colocar roupas ridículas, ou mesmo tirar a roupa delas - é coisa do passado e sinceramente sem noção, nunca gostei disso. Pesquisei algumas brincadeiras saudáveis para fazer no Chá de bebê, que não deixa de ser importante na vida da gestante.
 É bom lembrar, por favor não façam todas e dependendo nem metade dessas, pois a mamãe irá se sentir cansada!
 

1.    Barbante - As convidadas recebem um rolo de barbante e tem que cortar um pedaço do mesmo pensando qual seria o tamanho da barriga da mamãe. Cada participante fica com o seu barbante, no final a gestante mede a dela (é bom que o barbante seja de cor diferente das convidadas p/ não misturar), e depois confere uma por uma, o barbante que mais se aproximar do tamanho do barbante original ganha uma prenda.
 2.    Os itens que um bebê precisa - Papel e Caneta. Daremos 15 segundos para as participantes escreverem itens que um bebe necessita (exemplo. Mamadeira, termômetro, fralda, banheira, etc). A pessoa que conseguir escrever mais itens leva a prenda.
        OU
3.    Peça para que as convidadas façam um círculo, cada uma fala uma item que o bebê necessita, quando começarem a demorar para lembrar, contem em voz alta 5 segundos, se não falar nada, está fora da brincadeira, a que ficar por último (ou seja falar mais itens), ganha a prenda.

4.    Quanto têm no pote? - De cotonete, algodão. Conte antes, é claro, coloque o resultado na tampa por dentro dos potinhos, quem acertar ou chegar mais perto ganha a prenda. Dá para fazer também quantas fraldas têm no bolo de fraldas, caso tenha no chá.

5.    Vista o bebê - Essa é para testar as habilidades! Cada time ou pessoa deve tentar vestir a boneca o mais rápido possível. Mas se você não vestir a boneca corretamente ou não colocar todos os acessórios não ganha, ganha a prenda.

6.    Fralda suja - Com 4 fraldas limpas e 1 suja de chocolate derretido, coloque uma música e peça para rodarem as fraldas de mão em mão, quando a musica acabar a pessoa que tiver com a fralda suja ganha a prenda.
        OU
7.    Coloque em apenas uma fralda descartável chocolate derretido. Toque uma música e comece a passar a fralda entre as convidadas, quando a música parar, a pessoa que estivesse com a fralda, saía da roda.

8. Jogo da Memória - Coloque um painel (cartolina) com umas 10 fotos de coisas de bebês (por exemplo. Maleta de remédios, bory, mamacão, lençol, lenço umedecido, etc). Deixe elas memorizarem por 15 segundos, depois dê mais uns 30 segundos para escreverem o que lembrarem, quem conseguir lembrar de mais itens, ganha a prenda.

9. Combine as meias - Jogue 10 pares de meia de bebê dentro de uma caixa e misture bem. Depois, cronometre o tempo que cada pessoa leva para combinar os pares. Tente repetir cores para a brincadeira não ficar tão fácil. Cada participante tem um minuto. Depois, os 10 pares ficam para a futura mamãe colocar no bebê.

10. Corrida de mamadeiras - Cada participante enche uma mamadeira com leite (ou uma bebida alternativa) e começa a tomar como um bebê faria. A pessoa que beber mais no menor tempo ganha um prêmio.

11. Bingo do Bebê - Enumere os presentes e dê uma folha de bingo para cada participante. Na hora de abrir os presentes, a mamãe lê o número do presente que pegou e os participantes vão marcando. Quem fizer o bingo primeiro ganha o jogo e leva um prêmio.

12. A Fralda Surpresa - No começo da festa pregue uma fralda pequena na roupa dos convidados e diga-lhes que mais tarde saberão sobre o que se trata. No final da festa peça para todos abrirem as fraldas. Uma delas estará “premiada” com chocolate. O sortudo ganha um prêmio.

13. Cuide do bebê ovo - No começo do chá-de-bebê cada convidado ganha um ovo (de preferência aqueles de plástico da páscoa) para tomar conta, como se fosse seu bebê. Cuidado, se um ovo for deixado de lado, quem o tiver visto pode adotá-lo! No final, ganha quem tiver o maior número de filhos ovos.

14. Fotos de quando criança - Peça a cada convidada para trazer uma foto de quando era bebê dentro de um envelope. Ninguém pode ver. Providencie um quadro de metal com ímã ou um porta -fotos de tecido. Coloque as fotos e pendure na parede para que todas tentem adivinhar quem era quem quando pequenas.

15. Recorte de revistas - Vamos levar 10 recortes de bebes de revista. Cada participante vai escolher um recorte sem que a mamãe veja qual escolheram. Depois a mamãe escolhe qual o recorte do bebe que achou maisfofo. Quem escolheu este recorte, leva o presente.

16. Emocione a Mamãe - Dê um coração recortado para cada convidada. Elas terão 1 minuto para escrever uma frase que possa emocionar a mamãe, relacionado ao nascimento de seu filho. E não assine. A frase que maisemocionar, ganha a prenda.

17. Jogo das Fraldas - (Tipo jogo da cadeira). Conte o tanto de pessoas, coloque uma fralda a menos da quantidade das pessoas. Coloque a música, quando a mésica para quem estiver sem a fralda sai da brincadeira. Até que sobra uma participante e ganha a prenda.
 18.
Papinha de bebê - Compre vários potes de papinha para bebês e colheres descartáveis. Retire o rótulo faça com que os convidados tentem descobrir os ingredientes da papinha que você deu. Quem acertar ganha a prenda.
19.
Bingo - Faça uma espécie de bingo. Imprima no computador cartelas com os presentes especificados que foram pedidos no chá (p.ex. fralda m, fralda p, pente e escova, tesoura, termômetro, body, cotonete, sabonete, etc). Dê prendas a ou as ganhadoras.

20. Escrever no Babador - Para não sujar a mamãe com batom, faça ou compre um babador que dê para escrever nele. Use para deixar mensagens para a mamãe. Use tinta de tecido para que não saia com a lavagem e fique como uma recordação.

21. Mães famosas e seus filhos - Tire de revistas, imprima ou faça slides. Mostre a foto de uma mãe, as participantes têm que adivinhar o nome de pelo menos um dos filhos. E mostre também foto do filho(s), para que adivinhem quem é a mãe famosa. Monte grupos (se tiver muitas pessoas). Depois de dizer: valendo, o grupo que levantar a mão primeiro responde.

22. Chupeta - Se o ambiente que for fazer o chá tiver cadeiras para cada participante, coloque uma chupeta ou outro objeto infantil grudado debaixo de uma, a pessoa que sentar nessa cadeira ganha uma prenda.

23. Qual é a música - Escolha CDs com musicas de criança, conhecidas e toque um trecho e pare. As pessoas tem que continuar a letra música. As pessoas que sempre cantar vai ficando no jogo, aquelas que não cantarem saem. Quem ficar por último ganha a prenda. Procure tocar só o comecinho ou um trecho no meio. Tem que ser bem pouco, senão ela pode adivinhar rápido. Idéias de algumas músicas. Xuxa, Angélica, cantigas de roda, de ninar, etc.

24. Calendário da DPP (Dara Provável do Parto) Acertar a data que o bebê irá nascer, caso seja Parto Normal. Faça um calendário fofinho, tipo esse que eu fiz da imagem rs e peça pra que as pessoas escrevam dentro do dia que acha que vai nascer. Quem acertar ganha um prêmio (depois que o bebê nascer obviamente, na visita pós parto, bemmmmm pós parto se for da preferência da gestante rs)

Com base na DPP coloquei 15 antes e 15 depois mais ou menos

25. Palestra com Doula/Consutora em Aleitamento:  Conseguir alguma Doula para falar sobre parto, preparação, tirar dúvidas das amigas e da própria gestante/ e o Consultora em Aleitamento Materno, para falar sobre Amamentação etc. Onde encontrar uma Doula?  AQUI no meu blog também tem uma lista de Doulas: AQUI

26. Palestra sobre carregadores de bebês: Convidar uma especialista em carregadores de bebês de slings. Pedir pra ela levar todos os modelos e explicar a forma correta de usá-los. Para saber mais clique AQUI
Fonte
27. Tem na bolsa: Divida em grupos as convidadas (faça uma lista de objetos rotineiros que usamos ~ ou não rs). Dê uma sacola ou uma caixa para cada grupo e fale aos poucos os objetos. As convidadas tem que ir tirando da bolsa o que elas tiverem e colocando dentro da sacola/caixa. O grupo que tiver mais objetos ganha a brincadeira.
       Exemplo de objetos: cotonete, lenço umidecido, papel de bata, batom, algum livro, creme para as mãos, escova de dente etc, use a imaginação! 

28. Presente com história: dê a cada pessoa que chegar com o presente, um papel e uma caneta. Nesse papel peça pra que ela escreve um momento marcante com a gestante e NÃO ASSINE. Na hora da brincadeira dê o presente com o papel grudado nele, a gestante tem que ler e acertar quem foi a pessoa.

29. Ao invés de deixar a gestante pintada com batom, zoar a cara dela e barriga, peçam para alguém que saiba fazer um make lindo, e tire fotos bonitas, montem um cenário simples e bonito (que pode usar lençol de fundo), tirar fotos com as roupinhas do bebê, papai beijando a barriga etc...)

30. Pintura na barriga: com tinta adequada, você pode pedir para alguém que desenhe bem pintar a barriga da gestante (desde que ele queira) e guardar esse recordação linda! 
Fonte
 
Fonte

Dica: Revise as brincadeiras. Por exemplo, faça a brincadeira 27 com 4 presentes, depois faça a brincadeira de descobrir quantos cotonetes tem no pote. Volte pros presentes: +4, depois faça a brincadeira de medir a barriga e prossiga assim. Fica menos cansativo ;)

E aí gostaram?????

Bjinhos assim que tiver mais idéias volto!

8 comentários:

Fico feliz, muito feliz com *comentários* deixe o seu ^^